Ficha técnica
Título original: (Waste Land)
Lançamento: 2010 (Brasil, Reino Unido)
Direção: Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley
Atores: Vik Muniz
Duração: 90 min
Gênero: Documentário
Sinopse
Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.
Fonte: Site do filme
Esse documentário "chegou" à locadora anteontem, super lançamento! Meu amigo cinéfilo alugou, assistiu e me emprestou. E eu não poderia estar mais grata a ele, acho q eu tava PRECISANDO assistir algo assim...
Simplesmente não tenho palavras pra descrever o filme, talvez poderia usar extraordinário do título, mas ainda assim seria pouco! Adoro me emocionar com filmes, e esse eu assisti chorando praticamente do começo ao fim, eu sou chorona mesmo! Mas a realidade dos catadores de materiais recicláveis (não de lixo) é muito tocante, uma vida sofrida, regrada, cheia de restrições... Além de mostrar essa realidade, gostei q o filme mostra q no Rio de Janeiro não tem só traficante, q a miséria não leva, necessariamente, à marginalidade. Aquelas pessoas trabalham honestamente, apesar de tudo, lutam pra sobreviver!
Como disse o meu amigo: é uma lição de humildade! Além do trabalho do artista plástico ser lindo, tem o envolvimento dos catadores/atores com a obra, a mudança na vida deles... gostei muito!
Uma pena ele não ter ganho o Oscar, mas já valeu por todos os outros prêmios q ganhou (tem a lista no site filme) e pelo modo com q toca as pessoas q o assistem.
Acho q todo mundo deveria assistir, pra começar a olhar a própria vida com outros olhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!