quarta-feira, 15 de junho de 2011

Exames essenciais para a saúde da mulher

Pra manter a saúde sempre em dia, nós, mulheres, devemos nos submeter a alguns exames (nada agradáveis, eu reconheço, mas muito necessários), pois eles podem detectar doenças em fases iniciais, qdo é mais fácil obter sucesso no tratamento.

Campanha Ministério da Saúde
Tô preocupada com isso pq tenho 33 anos e ainda não resolvi qdo vou ter, se é q vou ter, um bebê (oh dúvida cruel...). Então, qdo eu decidir, a saúde tem q estar ok! Na pesquisa rápida q fiz na net, encontrei explicações bem claras no Portal R7, vejam os exames mais importantes q devemos fazer durante a vida:

Papanicolau: também conhecido como preventivo ginecológico ou citologia oncótica do colo uterino, verifica infecções e alterações nas células do colo do útero (parte mais baixa do útero, que o liga à vagina), além de infecções por fungos, herpes e verrugas no órgão genital feminino. O exame deve ser feito anualmente um ano depois do início da atividade sexual. Seu objetivo é prevenir o aparecimento do câncer no colo do útero.

Ultrassom transvaginal: pela introdução de um pequeno bastão em forma de tubo na vagina, é possível detectar doenças ginecológicas como cistos no ovário, miomas e tumores, além de prevenir ou detectar câncer de endométrio e ovário. O exame deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos, ou antes, dependendo de fatores de risco como infecções ou vida sexual promíscua.

Mamografia: o exame de avaliação das mamas é feito por raio-X. O primeiro deve ser feito entre 35 e 40 anos. Após os 40, uma vez por ano. O objetivo da análise é prevenir ou detectar o câncer de mama. Detalhe: homens e mulheres podem desenvolver o câncer.

Densitometria óssea: o exame mede a densidade dos ossos e a possível perda de massa óssea, além de prevenir ou detectar a osteoporose (perda anormal da massa óssea). Em mulheres, o exame deve ser feito anualmente após a menopausa, e nos homens, a partir dos 60 anos.

Ok, meninas, não precisamos nos preocupar com a densitometria tãããão já =D  Ultrassom e Mamografia tb são para as mais vividas (eu tô chegando na idade hehe). Mas o Papanicolau é importantíssimo e TODAS nós temos q fazer, combinado? TODAS mesmo, li num outro site q quem ainda não iniciou a vida sexual tb faz, de forma um pouco diferente, mas faz.

O meu Papanicolau já tá marcado pro fim desse mes, espero q esteja tudo bem com minha saúde feminina =D



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!