terça-feira, 31 de maio de 2011

Amendoim doce (com chocolate)

Essa é uma receita da vovó =D com cara de festa junina (obaaa, tá chegando!) pra adoçar a semana! Um dos doces q eu mais amo na vida, espero q vcs tbém gostem!


Ingredientes:
1 pcte de amendoim (500g)
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Preparo:
Misturar tudo numa panela grande e levar ao fogo alto por aprox. 20 min, até chegar ao ponto de açucarar a calda (*detalhado abaixo). Depois colocar numa assadeira grande e levar ao forno pré-aquecido por aprox. 30 min,  até q estejam assados (tem q mexer os amendoins a cada 5 ou 10 min, pra não grudar e ficar tudo assado por igual). Dá pra ver se estão bons pelos amendoins q ficaram sem cobertura, qdo estiverem coradinhos, tá pronto.

*Ponto da calda:
essa é a parte chata da receita, seria melhor mostrar q falar, mas eu consegui editar o vídeo??? Não =/ eu filmei e não fui capaz de editar, santa ignorância...

Mas vou explicar: depois de uns 10 min q a panela estiver no fogo, tem q ficar mexendo com colher de pau até dar o ponto (no meu fogão demorou 20 min, mas já fiz em outros q demoraram quase 30).

A calda vai engrossando e diminuindo, vai formando uns cristaizinhos de açucar, até q vira um tipo de açúcar úmido (mas ainda "grudado" nos amendoins), essa é a hora certa de passar pra assadeira. Geralmente, eu apago o fogo um pouco antes de chegar ao ponto (qdo a calda tá "cremosa" com alguns cristaizinhos), e continuo mexendo até secar, o calor da panela faz chegar ao ponto, sem correr o risco de secar tudo de uma vez e perder a receita, como já aconteceu comigo nas primeiras tentativas!

3 comentários:

  1. Amigaaa eu amo isso, mas nunca consegui fazer :/

    Pra falar a verdade ainda nao entendi muito bem..
    Help me!!!

    Você coloca tudo de uma vez.. ou derrete o açucar e depois poe o amendoin???

    Voceê usa amendoin com casca ou sem casca???

    Obrigada ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol! Pode colocar tudo de uma vez!

    Na foto não dá pra ver, mas o amendoim é com casca mesmo (acho q não dá pra tirar a casquinha dele sem assá-lo, eu nunca vi amendoim cru sem casca...)

    Fico aqui torcendo pra q vc consiga fazer!
    bjs PIT

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! vou tentar e te conto..kkkk

    Beiijos

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!