A trilogia da princesa, composta pelos livros "Princesa - a real história da vida das mulheres árabes por trás de seus negros véus", "As filhas da Princesa" e "Princesa Sultana - sua vida, sua luta" foram escritos pela autora americana Jean Sasson a partir de diários escritos pela princesa Sultana e dados por ela a Jean Sasson.
No primeiro livro, Sultana chocou o mundo ao revelar sua própria trajetória, arriscando sua vida ao fazer isso. Fala sobre a infância, casamentos na família, morte de sua mãe e o nascimento do primeiro filho, Abdulah. No segundo, ela conta a trajetória de suas duas filhas, Maha e Amani. Expõe o sofrimento da irmã, molestada pelo próprio marido. No terceiro, seu empenho, junto com suas irmãs, em mudar a trajetória de mulheres árabes vitimadas pela violência dos homens encoberta pelas leis sauditas que asseguram a submissão feminina.
Na Arábia Saudita, as mulheres não podem sair à rua desacompanhadas de um homem da família, precisam usar véu e abaaya e devem sempre obediência a um homem - pai (donzelas), irmão (órfãs), marido (casadas) ou filho (viúvas). Não podem dirigir e não têm direito a receber herança. E os homens podem ter até quatro esposas. Além disso, as autoridades do país sempre negligenciam os casos de crimes cometidos contra mulheres, e sempre dão um jeito de culpá-las pelos casos de estupro.
Por isso Sultana criou junto a suas irmãs o "círculo de Sultana", para proteger as mulheres árabes.
Fonte: Wikipédia Comentários: comprei a trilogia numa das edições da Bienal do Livro. Eu nunca tinha ouvido falar dos livros, eles estavam expostos e eu fiquei atraída por eles, foi como paixão à primeira vista! Mesmo sem poder comprar os três, eu comprei e nunca me arrependi. Sou um pouco suspeita pra falar pq adoro biografias e livros baseados em fatos reais, mas eu amei os três e se tivesse alguma continuação, com certeza, compraria. A história choca e revolta. Também nos faz pensar que como a realidade de uma pessoa pode ser tão diferente que a sua. Vale muito a pena ler!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!